13 lições de vida que aprendemos com o seriado FRIENDS

13 lições de vida que aprendemos com o seriado FRIENDS

Foto: Reprodução

Continua após o anúncio

O ano de 2014 marca 20 anos do lançamento de um dos seriados mais populares da tv americana e os 10 anos de seu fim. Friends foi lançado em setembro de 1994 e mesmo depois de seu fim em 2004, a série ainda é uma das mais baixadas na internet.

A estimativa é que 51,1 milhões de pessoas tenham visto o episódio final da série nos Estados Unidos, tornando Friends o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão. Perdendo apenas para M.A.S.H. (1983), Cheers (1993) e Seinfeld (1998).

Friends é sem dúvida a série de maior audiência da história da TV americana. Isso até voltou a ser comentado no carnaval, quando a premiação do Oscar conseguiu ultrapassar essa audiência, fato que nenhum outro programa havia conseguido até então (exceto os de esportes, como o Super Bowl), lembra o crítico de cinema e séries Felippe Brana.

Mesmo com as infinitas opções de seriados atuais, a história dos seis amigos ainda passa em muitos canais abertos ou por assinatura no mundo todo. O jeito nerd do Ross, as trapalhadas de Chandler, a falta de noção de Joey, a mania de limpeza de Monica, as desilusões amorosas de Rachel e as ideias hilárias de Phoebe conquistaram e ainda conquistam gerações.

Segundo o crítico Felippe Brana, que é redator de cinema e séries do site Trend Coffee, Friends foi um sucesso principalmente pela abrangência do público.

O crítico ainda destaca que atualmente há cada vez mais séries estreando e a cada temporada fica cada vez mais difícil conseguir a atenção do público em meio a tantas opções, mas Friends perece ser a fórmula perfeita. “Uma boa série sustenta-se num roteiro ágil e que prende atenção em personagens extremamente carismáticos e, principalmente, com a identificação imediata com o público. Não há legado maior para Friends do que ser considerada, até hoje, a melhor série de comédia da história, vivendo na lembrança do público, conclui.

Mas mais do que uma história, Friends deixa como legado verdadeiras lições de vida. Confira as 13 ensinamentos que a série passa ao público:

1. Todos temos uma lagosta

Continua após o anúncio

Phoebe: Ela é a sua lagosta! (sobre Rachel)

Ross: Como assim?!

Phoebe: Todos sabem que lagostas se apaixonam e ficam juntas para sempre. E você pode ver casais de lagostas velhinhas nos aquários dando as patinhas…

Esse diálogo entre o Ross e a Phoebe lembra que cada pessoa tem sua metade que está destinada a ser sua. Ross e Rachel, Monica e Chandler, Phoebe e Mike estão aí para nos lembrar: todos temos uma lagosta, basta encontrá-la.

2. Camisinha só funciona em 97% das vezes

Essa é clássica da série. Após uma gravidez indesejada que aconteceu entre as indas e vindas de Rachel e Ross mesmo com o uso de preservativos, o personagem descobre que a camisinha só funciona em 97% das vezes. Em um artigo publicado na revista Pediatrics, pesquisadores da Califórnia utilizaram esse episódio de Friends para tratar do assunto e a maioria dos jovens que assistiram a esse episódio lembraram do recado.

3. Antes do amor, a amizade

Os personagens de Friends tiveram vários relacionamentos, mas, no final, os que deram certo foram aqueles nos quais o casal, mais do que namorados, eram grandes amigos. A lição é que mais do que amor, um relacionamento precisa de afinidade, sinceridade, cumplicidade, bom humor e companheirismo, ou seja os principais valores da amizade.

4. Amigos são a família que se escolhe

Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey são uma família. Dizem que os amigos é a família que você pode escolher. São eles quem vão te apoiar nos momentos difíceis e comemorar com você suas conquistas. Nos episódios da série, os amigos costumam se reunir em torno daquela ou daquele que precisa de apoio, de ajuda. Como diz a música de abertura “I’ll be there for you”.

6. “Nós estávamos dando um tempo” não é desculpa

Continua após o anúncio

“Nós estávamos brigados (dando um tempo) não é uma desculpa para justificar quaisquer ações estúpidas Ok. Ross? Você não pode usar essa situação para dormir com alguém, porque ´nós estávamos brigados´. Isso não significa um rompimento. Nunca diga estas palavras como uma forma de justificar as ações obscuras!”. Palavras da Rachel, servem para todos os relacionamentos.

7. Não tenha medo de arriscar

A série começa quando Rachel acaba seu casamento e procura sua amiga em Nova York (Monica). Friends começa porque alguém assumiu um risco. Essa é uma das lições mais valiosas de Friends, a importância de arriscar. Se Ross nunca tivesse pedido para sair com Rachel, um dos casais favoritos do programa poderia nunca ter se reunido. Se Phoebe não saísse com o ator aleatório e meio esquisitão, ela não teria se casado com Mike. Quem faz sempre as mesmas perguntas, obtém as mesmas respostas. Por mais que fazer algo novo, ou fora do comum pareça assustador no momento, vale a pena no final.

8. Até os macacos podem ser estrelas

Ross teve um macaco de estimação durante a primeira temporada. Marcel era fã da música The Lion Sleeps Tonight. Ele fez algumas aparições em outras temporadas e se tornou uma estrela quando, depois de uma breve estadia em um zoológico, apareceu como um star de cinema no episódio The One After The Superbowl, que também tem aparições da Julia Roberts e do Jean-Claude Van Damme.

9. Rir é o melhor remédio

A mais clichê, mas com certeza uma das melhores lições de vida de Friends, é que rir é o melhor remédio. Os personagens nos seus altos e baixos nos fizeram rir durante 20 anos. A lição que fica é: Não importa o quão miserável você julga ser a sua situação, se você tiver amigos ao seu redor que te amem e saibam fazer você rir, você tem tudo!

10. Os ridículos são mais felizes

Como os personagens da série, todos temos algum grau de loucura, algum comportamento estranho, enfim algo que foge do padrão de normalidade. Muitos ficam tão ocupados em se esconder, que esquecem de ser felizes. A lição de Friends é que ser feliz é ser você mesmo, mesmo que seja ridículo. A receita de felicidade? Cante em público como a Phoebe, dance como o Chandler, se declare como o Ross, encha o cabelo de tererês igual a Mônica, jogue futebol igual a Rachel e fale francês igual o Joey.

12. Pivot, pivot, pivot

Outra lição importantíssima é sobre a melhor maneira de mover um sofá PIVOT! Além de ser um dos episódios mais engraçados do seriado, o uso da palavra pivot para o movimento de um sofá muito largo para um estreito conjunto de escadas traz mesmo certa leveza e graça para uma situação difícil e tensa.

13. Ouça seu coração

Continua após o anúncio

Ouvir o coração, ou a intuição, ao contrário do que parece é uma decisão sensata. Nós geralmente sabemos o que é melhor para nós lá no fundo, mesmo que camadas de racionalidade tentem nos confundir, fazendo com que relativizemos tudo. Friends é cheio de alma e coração. Em vários episódios, os personagens foram confrontados com situações em que eles precisaram ouvir o que diz o coração.

Avalie esse artigo

Blog da Dilma

Blog da Dilma é um portal destinado a Saúde e Qualidade de vida feito por colaboradores da área da saúde.